quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Democracia de Clériston é destacada por Fernando Calmon

Fernando Calmon, defensor público há 18 anos no Distrito Federal e ex-presidente da ANADEP, diz que Clériston Cavalcante de Macedo tem formação democrática e é uma usina de boas idéias e de ponderação, elementos essenciais que considera essencial para que qualquer administrador possa cumprir o seu mister . Eles desenvolveram ações em defesa do fortalecimento da Defensoria Pública e dos defensores públicos desde que Clériston era da diretoria da ADEP-BA e Fernando Calmon participava da administração da Defensoria do Distrito Federal.

Muitas experiências e articulação e mobilização foram compartilhadas pelos dois, inclusive no Conselho dos Defensores Públicos Gerais - CONDEGE, do qual Fernando Calmon foi secretário geral. O defensor público brasiliense sabe exatamente qual o perfil ideal para o gestor de uma instituição como a Defensoria Pública, que ainda tem muitas lutas a travar.  Afinal, foi também coordenador geral do Bloco dos Defensores Públicos do Mercosul e integrante do Comitê Diretivo da AIDEF. Confira o depoimento na íntegra.

 

" Conheço o Clériston desde do começo desta década. Épocas que éramos poucos (muito poucos) com atuação no Congresso Nacional aqui em Brasília. Nosso movimento nacional apenas engatinhava depois de um período de obscurantismo pós aprovação da Lei 80, em 1994. Dos poucos que se dedicavam à nossa causa nacional é impossível não destacar a figura presente e operante do Clériston.  Naquela época eu participava da administração da DPDF e ele da ADEP/BA, mas todos éramos membros do recém reativado movimento nacional com vista ao nosso fortalecimento institucional.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Presidente da ADPERN destaca liderança de Clériston Cavalcante

O presidente da ADPERN – Associação dos Defensores Públicos do Estados do Rio Grande do Norte, José Wilde Matoso Freire Júnior, considera que Clériston Cavalcante está qualificado para o cargo de defensor público do Estado da Bahia por seu espírito aguerrido e compromisso com a instituição. Confiram a íntegra do depoimento do defensor potiguar:

" Sou Defensor Público no Estado do Rio Grande do Norte, entretanto, diversas vezes, busquei orientações com Clériston sobre os dilemas enfrentados em minha carreira.

Conheci Clériston em um Simpósio na cidade de Fortaleza em dezembro 2008; desde o início fui cativado pela sua dedicação às causas da Defensoria Pública, tendo se tornado um verdadeiro conselheiro pela experiência e sensatez demonstradas em nossas reuniões.
Clériston não demonstra apenas liderança, mas também clareza na exposição das ideias, se destacando a cada dia no cenário nacional pelo seu atilamento ímpar. O simples fato de tê-lo na carreira já é motivo de orgulho.