Sonhador e visionário pragmático. Assim o defensor público Rafson Ximenes, da área de Execuções Penais, definiu Clériston Cavalcante de Macedo, a quem conheceu enquanto o mesmo ainda era secretário da ADEP, na luta para que os concursados pudessem tomar posse na Defensoria. Em seu depoimento, Rafson Ximenes ressalta que ele sabe da complexidade dos desafios e das responsabilidades da Defensoria, perante a sociedade civil . Veja abaixo a íntegra da mensagem encaminhada para o blog.
"Ainda na faculdade, tomei uma decisão difícil. Escolhi como objetivo profissional a carreira de Defensor Público. Buscaria o caminho mais difícil, a carreira conhecida por trabalhar muito e ganhar pouco. A ignorância sobre a profissão imperava e era comum despertar apenas admiração piedosa. O Defensor era visto, no meio jurídico, como pessoa que se sacrificava, por caridade. Queria ser um deles, mas com a esperança de que não reconhecessem a mim e aos futuros colegas como altruístas.
Aprovado no concurso, ainda lutando pela nomeação, conheci Clériston, então integrante da ADEP. Seu otimismo em relação à Defensoria era impressionante. Ele falava de um fortalecimento rápido e consistente. O entusiasmo era contagiante e praticamente todos os ouvintes eram conquistados. Depois de algum tempo, contudo, eu refletia e duvidava. Mesmo para mim, parecia exagerado. Era apenas um sonhador.
Tomei posse como Defensor Público da Bahia, quando Clériston já era Subdefensor Geral. Conheci, então, um outro aspecto da sua personalidade: o pragmatismo. Todas as suas ideias são acompanhadas da pergunta “como fazer?”, “quais as dificuldades?”. Ele sabia da complexidade dos desafios e sabia das responsabilidades da Defensoria, perante a sociedade civil. Percebi rapidamente a sua capacidade de executar os projetos. Não era só um sonhador, era um visionário.
Outra característica importante pôde ser percebida nesses dois momentos diversos: o espírito democrático. Na Adep, ou na Administração Superior, ele demonstrou enorme talento, para ouvir, inclusive críticas, e respeitar a opinião de todos que o procuravam. Obviamente, saber escutar não significa acatar, mas, ao menos refletir. Por outro lado, sempre procurou argumentos objetivos e que permitissem, em tese, refutações, para os seus pontos de vista. Evitava, deste modo, arbitrariedades e, além disto, chegava a conclusões mais sólidas, com maiores chances de acerto.
Hoje, eu e meus colegas, começamos a receber elogios não piedosos e passamos até a receber críticas consistentes, vindas de fora a instituição. Mas, tanto os elogios, quanto as críticas são sinal de que vamos conquistando reconhecimento. Não somos mais somente os “coitadinhos”. Este processo histórico vem desde a década de 80, com o suor de vários colegas, que, sim, sacrificaram-se, mas mereciam ser reconhecidos pela competência e não pela caridade. O papel desempenhado por Clériston foi sempre de protagonista, de liderança. Sua importância para os avanços é incontestável.
A opção por Clériston não depende de amizade. É fruto da avaliação fria sobre as suas qualidades. A união do poder de sonhar e enxergar longe, da habilidade para implementar os projetos e do seu senso democrático gera uma pessoa talhada para administrar a Defensoria Pública da Bahia. Para ele isto significa um fardo cruel, pois em alguém com tantos atributos, as esperanças depositadas serão enormes. Creio, porém, que seja uma responsabilidade, que saberá carregar com toda a dignidade. “Vamos avançar com Democracia e Responsabilidade”.Boa sorte!"
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
E você? Gostaria de fazer algum depoimento sobre Clériston Cavalcante de Macedo? Então envie para o e-mail cleristoncavalcante.defensoria@gmail.com. Se quiser fazer algum comentário sobre os depoimentos já publicados ou sobre as diretrizes básicas do Plano de Gestão, basta acessar o post específico edeixar o seu comentário. Para ver todos os depoimentos, basta ir, na coluna à direita, ao tópico MARCADORES e clicar em DEPOIMENTOS. As diretrizes estão no menu acima, divididos em Gestão, Carreira, Formação e Instituição.
VAMOS AVANÇAR COM DEMOCRACIA E RESPONSABILIDADE.