sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Soraia Ramos diz que entusiasmo de Clériston pela Defensoria a contagiou

Ela já exerce a atividade defensorial há oito anos, mas na Bahia há apenas quatro. Soraia Ramos, apesar de baiana, só topou largar a Defensoria Pública de Sergipe - onde tinha remuneração bem melhor àquela época (2006) que a paga na Bahia - porque estimulada por Clériston Cavalcante de Macedo. Segundo a defensora Soraia, Clériston  sempre teve palavras sinceras, precisas e alvissareiras, além de demonstrar alegria pelo sucesso de um colega. Confira sua mensagem para Clériston.
Soraia Ramos eClériston Cavalcante durante entrega do Prêmio Innovare, em Brasília
" Ingressei na Defensoria Pública da Bahia em setembro de 2006, após o exercício de idêntica função na Defensoria Pública de Sergipe por quatro anos.
Por incrível que pareça essa mudança não foi fácil. Deixar a história e as amizades que construí em Sergipe, além do estágio mais evoluído do Judiciário daquele Estado, foram motivo de grandes dúvidas e se posso nomear uma pessoa  extremamente importante  nessa minha decisão, digo sem pestanejar que foi Clériston.
O seu jeito acolhedor e sempre entusiasta da Defensoria Pública da Bahia me fez tomar posse aqui, num momento em que a Defensoria do nosso Estado dava os seus primeiros passos no exercício da autonomia, não dispunha da mesma estrutura que dispõe hoje, muito menos eu enxergava aquele leque de perspectivas que Clériston apontava para o futuro. Só para exemplificar:  nos primeiros meses, percebia uma remuneração que representava menos da metade do que ganhava em Sergipe, resultado do entendimento vigorante à época de que os Defensores recém nomeados não tinham direito à percepção da GEP da forma como os colegas que exerciam funções semelhantes recebiam, situação igualmente vivida por vários colegas que tomaram posse naquela situação.
Algo ainda digno de registro foi a forma como Clériston buscou nos integrar aos demais colegas, apresentando-nos, participando dos nossos encontros, ouvindo as nossas dificuldades. Ele sempre dizia que os Defensores Públicos de então ansiavam muito pelo nosso ingresso na carreira e que a nossa presença era motivo de alegria para todos. Isso, apesar de sabermos que a Defensoria vivia o dilema quantidade de defensores x aumento de remuneração, algo que Clériston sempre nos sinalizou como não sendo situações excludentes, o que foi confirmado posteriormente:  tivemos a nomeação de mais Defensores Públicos e o reajuste da nossa remuneração.
Assim, por duas ou tantas mais vezes vivenciei a concretização das palavras de Clériston e presenciei o seu zelo com os Defensores Públicos e as Defensorias Públicas de outros Estados que se encontravam em circunstâncias menos favoráveis que a nossa.
Além disso, o que me chamou mais a atenção ainda é que Clériston manteve a mesma conduta como Subdefensor Público Geral: as palavras sinceras, precisas e sempre alvissareiras, a alegria compartilhada pelo sucesso de um colega, fosse numa liminar conseguida no STJ, fosse por uma manifestação em audiência, uma ação civil pública que repercutisse na vida das pessoas, ou uma idéia nova de atuação na capital ou no interior.
Esse senso de valorização do Defensor Público e da nossa instituição, a capacidade de agregar os colegas em torno de um ideal tão bonito como é o da nossa função defensorial me emocionam e me fazem acreditar cada vez mais na nossa Defensoria Pública.
Que Deus te abençoe nessa jornada! "

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Clériston tem feeling para identificar potencialidades, diz Firmiane

A defensora pública Firmiane Venâncio acompanha a trajetória de Clériston Cavalcante desde a aprovação do concurso público que lhes garantiu o ingresso na carreira. Ex subcoordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e ex- coordenadora executiva das Regionais da Defensoria Pública, Firmiane diz ter forte identificação ideológica com Clériston, com quem tem trilhado caminhos importantes, embora árduos. A íntegra da sua mensagem você lê a seguir. 
" Conheci Clériston no ano de 1999, num encontro com os colegas aprovados no Concurso para Defensor Público, de cuja posse não tínhamos qualquer sinalização segura. O encontro, do qual muitos colegas de turma devem se recordar, ocorreu no Habib´s da Barra, local onde  pudemos organizar estratégias para agilizar a nomeação e posse. Estávamos perdidos, sem referência ou orientação, mas intuitivamente algumas pessoas no grupo já iam dando o norte da luta, dentre elas estava Clériston, que deixava promissora carreira na advocacia para dedicar-se à defesa dos hipossuficientes na instituição onde havia estagiado.
De lá pra cá, já são 11 anos de convivência que se multiplicam quando rememoramos as experiências e lutas vividas no exercício das funções defensoriais, fruto de uma identificação ideológica enorme que acabaram por nos levar a trilhar caminhos importantes, alguns árduos, mas todos absolutamente recompensadores.
Em todos esses momentos há algo marcante na forma adotada por Clériston para gerir pessoas e projetos: um profundo conhecimento e valorização das potencialidades de seu grupo de trabalho, fruto de sua enorme generosidade.  Os prêmios recebidos pela Defensoria Pública da Bahia nos últimos sete anos muito bem representam isso: um feeling enorme na identificação e fortalecimento de importantes representações/lideranças nas áreas temáticas de atuação defensorial, assim como a valorização de suas práticas exitosas, sem qualquer  necessidade de auto-afirmação acerca da paternidade de projetos, mas voltando-se exclusivamente aos frutos institucionais do que propõe.
 A sua presença nos últimos três anos e meio à frente do cargo de Subdefensor Público Geral também traz a todos nós a lição de como administrar uma instituição que vem crescendo e se renovando a cada dia, de como colocar-se no lugar do colega sem pessoalizar os processos decisórios e de como cobrar de sua equipe os resultados necessários para o fortalecimento da nossa instituição.
É preciso muita sabedoria e maturidade para mergulhar de corpo e alma num projeto de gestão de Defensoria Pública, por ele dedicar-se durante três anos e meio e dele ter de afastar-se pela discordância ideológica estabelecida, sem nunca, jamais, expor ou criar embaraços aqueles que permaneceram.
Clériston, ao se afastar do cargo de Subdefensor Público Geral, deixou um enorme legado para a Defensoria Pública, para os Defensores e para os nossos assistidos.  Como líder que é, mais uma vez se coloca bravamente à frente de um projeto agora como timoneiro, através de uma candidatura transparente, sólida, programática, factível e, sobretudo, calcada numa construção coletiva de colaboradores que como eu, não apenas apoiam a sua candidatura, mas aderem as propostas por ele colocadas com a clara convicção de que representam o melhor projeto para a Defensoria Pública a ser coordenado por quem  demonstrou saber fazê-lo na história recente da nossa instituição.
Além disso, a forma como Clériston tem conduzido sua candidatura faz com que nós, Defensores Públicos, não nos sintamos coadjuvantes nesse processo eletivo. O seu convencimento de que a soberania da escolha que levaremos ao crivo governamental não é simples processo formal mas, acima de tudo, a  externalização do respeito à liberdade de manifestação do Defensor Público acerca dos destinos da Defensoria Pública do Estado da Bahia, fortalece sobremaneira a conquista histórica de nossa democracia institucional e só nos anima a seguir no nosso ofício de defender os excluídos.
Por fim, meu colega e amigo Clériston, tê-lo como candidato a Defensor Público Geral é motivo de muito orgulho e representa a oportunidade de escrever na história da Defensoria Pública da Bahia páginas tão belas quanto às de sua emocionante e coroada trajetória de vida."
Firmiane Venâncio
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Participe desta campanha. Dê a sua opinião. Se tem dúvidas sobre as diretrizes de gestão apresentadas, acesse o post específico e deixe sua pergunta através de COMENTÁRIOS ou envie e-mail para cleristoncavalcante.defensoria@gmail.com

VAMOS AVANÇAR COM DEMOCRACIA E RESPONSABILIDADE!

Raul Palmeira testemunha capacidade de liderança de Clériston

Defensor público com designação na 1ª Câmara Criminal do TJBA, Raul Palmeira acompanhou a trajetória de Clériston Cavalcante desde 2003, quando os dois comandaram sozinhos uma equipe de 49 estagiários na Central de Ações Rápidas. 
Em depoimento encaminhado para este blog Raul Palmeira diz que, desde mais jovem, Clériston demonstrou " uma capacidade de liderança nata, competência ...". Ele lembra que, como subdefensor geral, Clériston sempre manteve as portas do seu gabinete aberta a todos. Veja a íntegra da mensagem.

Raul Palmeira e Clériston Cavalcante atuaram juntos na CAR
" Nos idos de 2003, a Defensoria Pública implantou o serviço da CAR – Central de Ações Rápidas – com o escopo de agilizar os ajuizamentos de ações nas áreas de Direito de Família, Direito das Sucessões e Registros Públicos e eliminar as filas de atendimentos, que obrigavam a população a chegar no início da noite do dia anterior, se entregar ao relento da madrugada nos passeios da Rua Pedro Gama para – sem garantia de atendimento – estarem com um Defensor Público só no dia seguinte. Eu e Dr. Clériston comandamos 49 estagiários e antes do final do primeiro ano de existência da CAR, este segmento defensorial tinha ingressado com mais de 3 mil ações. Um recorde até hoje.
Ele, recém trazido para a Comarca de Salvador, mais jovem, demonstrou, sem quaisquer titubeios,  uma capacidade de liderança nata, competência e o poder de resolver, rapidamente, as questões inusitadas que sempre ocorrem e acorrem na área de família.
Os números apontados podem ser conferidos nos registros da Defensoria Pública e nas atas de reuniões da Administração Superior da época.
Mais tarde, encontro Dr. Clériston como secretário da ADEP-BA mostrando dinamismo e espírito combativo nas discussões dos diversos problemas que afligiam nossa Classe naquela época. Convenhamos, a boa memória e numa expressão muito própria minha, justiça seja feita, não queremos renovar a vivência deles, os problemas. Nesta ocasião, porque estive em Brasília, testemunhei o livre trânsito de Clériston com os colegas da Anadep, nos corredores do Congresso Nacional, e especialmente, a facilidade de tratar com os assessores dos Gabinetes dos Deputados e Senadores.
Como Subdefensor Público é inquestionável e indiscutível que o gabinete de Clériston sempre esteve aberto para os demais colegas, seus telefones, inclusive o particular, à nossa disposição e quando, por quaisquer motivos, não podia nos atender naquele momento, retornava-nos a ligação ou colocava sua secretária para nos atender.
Ora, isso nos dá a certeza que Clériston Cavalcante de Macedo, uma vez Defensor Público Geral não se colocará distanciado da Classe, conhece os nossos anseios, sabe que não poderá olvidar de enriquecer o corpo de funcionários da Defensoria Pública da Bahia e que a Instituição tem como viso primordial se mostrar fortalecida, competente e confiável aos nossos destinatários, os cidadãos baianos.
Finalmente, refugo as críticas, quando as ouço, contra Clériston dirigidas, com exclusividade à sua juventude, como refuguei às formuladas, no período das eleições nacionais à nossa Presidenta da República, neste caso, em decorrência ao seu gênero. Uma questão menor esta, de nenhuma relevância. A história nos mostra, com largueza de provas, que o jovem tem competência, pode e sabe liderar e comanda com a mesma maestria dos mais velhos, a exemplo de Alexandre da Macedônia, Wolfang Amadeus Mozart, Vitória, que foi Imperatriz da Gran Bretanha aos 18 anos, e Dr. Orlando Gomes, Doutor em Direito."
Raul Palmeira - Defensor Público, com designação na 1ª. Câmara Criminal do TJBA
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Você gostaria de falar algum coisa sobre Clériston Cavalcante? Envie sua mensagem, de preferência com foto, para cleristoncavalcante.defensoria@gmail.com. Caso queira comentar sobre algum depoimento ou diretriz de gestão pubicados, e só clicar na palavra COMENTÁRIOS, logo abaixo das mensagens, que a publicaremos.  
VAMOS AVANÇAR COM DEMOCRACIA E RESPONSABILIDADE!

Promotora diz que Clériston, eleito, fortalecerá ainda mais a Defensoria

Atuante na 3ª Vara de Família da Capital, a promotora de Justiça Ana Cristina Veloso de Carvalho considera que as qualidades de Clériston Cavalcante de Macedo é garantia de que, eleito, fortalecerá e engrandecerá a Defensoria Pública. Em sua mensagem, destaca a eficiência, o dinamismo, a competência e a responsabilidade de Clériston. Leia a mensagem na íntegra.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Defensora Janaína Canário confia na capacidade de Clériston como gestor

Ex-coordenadora executiva das Defensorias Regionais, cargo que ocupou na gestão 2007/2009, a defensora pública Janaína Canário Carvalho Ferreira afirma seu apoio à candidatura de Clériston Cavalcante de Macedo à Defensoria Pública Geral. Atualmente desenvolve suas atividades na 8ª Vara de Família.  Confira a íntegra do seu depoimento: