quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Clériston tem feeling para identificar potencialidades, diz Firmiane

A defensora pública Firmiane Venâncio acompanha a trajetória de Clériston Cavalcante desde a aprovação do concurso público que lhes garantiu o ingresso na carreira. Ex subcoordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e ex- coordenadora executiva das Regionais da Defensoria Pública, Firmiane diz ter forte identificação ideológica com Clériston, com quem tem trilhado caminhos importantes, embora árduos. A íntegra da sua mensagem você lê a seguir. 
" Conheci Clériston no ano de 1999, num encontro com os colegas aprovados no Concurso para Defensor Público, de cuja posse não tínhamos qualquer sinalização segura. O encontro, do qual muitos colegas de turma devem se recordar, ocorreu no Habib´s da Barra, local onde  pudemos organizar estratégias para agilizar a nomeação e posse. Estávamos perdidos, sem referência ou orientação, mas intuitivamente algumas pessoas no grupo já iam dando o norte da luta, dentre elas estava Clériston, que deixava promissora carreira na advocacia para dedicar-se à defesa dos hipossuficientes na instituição onde havia estagiado.
De lá pra cá, já são 11 anos de convivência que se multiplicam quando rememoramos as experiências e lutas vividas no exercício das funções defensoriais, fruto de uma identificação ideológica enorme que acabaram por nos levar a trilhar caminhos importantes, alguns árduos, mas todos absolutamente recompensadores.
Em todos esses momentos há algo marcante na forma adotada por Clériston para gerir pessoas e projetos: um profundo conhecimento e valorização das potencialidades de seu grupo de trabalho, fruto de sua enorme generosidade.  Os prêmios recebidos pela Defensoria Pública da Bahia nos últimos sete anos muito bem representam isso: um feeling enorme na identificação e fortalecimento de importantes representações/lideranças nas áreas temáticas de atuação defensorial, assim como a valorização de suas práticas exitosas, sem qualquer  necessidade de auto-afirmação acerca da paternidade de projetos, mas voltando-se exclusivamente aos frutos institucionais do que propõe.
 A sua presença nos últimos três anos e meio à frente do cargo de Subdefensor Público Geral também traz a todos nós a lição de como administrar uma instituição que vem crescendo e se renovando a cada dia, de como colocar-se no lugar do colega sem pessoalizar os processos decisórios e de como cobrar de sua equipe os resultados necessários para o fortalecimento da nossa instituição.
É preciso muita sabedoria e maturidade para mergulhar de corpo e alma num projeto de gestão de Defensoria Pública, por ele dedicar-se durante três anos e meio e dele ter de afastar-se pela discordância ideológica estabelecida, sem nunca, jamais, expor ou criar embaraços aqueles que permaneceram.
Clériston, ao se afastar do cargo de Subdefensor Público Geral, deixou um enorme legado para a Defensoria Pública, para os Defensores e para os nossos assistidos.  Como líder que é, mais uma vez se coloca bravamente à frente de um projeto agora como timoneiro, através de uma candidatura transparente, sólida, programática, factível e, sobretudo, calcada numa construção coletiva de colaboradores que como eu, não apenas apoiam a sua candidatura, mas aderem as propostas por ele colocadas com a clara convicção de que representam o melhor projeto para a Defensoria Pública a ser coordenado por quem  demonstrou saber fazê-lo na história recente da nossa instituição.
Além disso, a forma como Clériston tem conduzido sua candidatura faz com que nós, Defensores Públicos, não nos sintamos coadjuvantes nesse processo eletivo. O seu convencimento de que a soberania da escolha que levaremos ao crivo governamental não é simples processo formal mas, acima de tudo, a  externalização do respeito à liberdade de manifestação do Defensor Público acerca dos destinos da Defensoria Pública do Estado da Bahia, fortalece sobremaneira a conquista histórica de nossa democracia institucional e só nos anima a seguir no nosso ofício de defender os excluídos.
Por fim, meu colega e amigo Clériston, tê-lo como candidato a Defensor Público Geral é motivo de muito orgulho e representa a oportunidade de escrever na história da Defensoria Pública da Bahia páginas tão belas quanto às de sua emocionante e coroada trajetória de vida."
Firmiane Venâncio
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Participe desta campanha. Dê a sua opinião. Se tem dúvidas sobre as diretrizes de gestão apresentadas, acesse o post específico e deixe sua pergunta através de COMENTÁRIOS ou envie e-mail para cleristoncavalcante.defensoria@gmail.com

VAMOS AVANÇAR COM DEMOCRACIA E RESPONSABILIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário