quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Raul Palmeira testemunha capacidade de liderança de Clériston

Defensor público com designação na 1ª Câmara Criminal do TJBA, Raul Palmeira acompanhou a trajetória de Clériston Cavalcante desde 2003, quando os dois comandaram sozinhos uma equipe de 49 estagiários na Central de Ações Rápidas. 
Em depoimento encaminhado para este blog Raul Palmeira diz que, desde mais jovem, Clériston demonstrou " uma capacidade de liderança nata, competência ...". Ele lembra que, como subdefensor geral, Clériston sempre manteve as portas do seu gabinete aberta a todos. Veja a íntegra da mensagem.

Raul Palmeira e Clériston Cavalcante atuaram juntos na CAR
" Nos idos de 2003, a Defensoria Pública implantou o serviço da CAR – Central de Ações Rápidas – com o escopo de agilizar os ajuizamentos de ações nas áreas de Direito de Família, Direito das Sucessões e Registros Públicos e eliminar as filas de atendimentos, que obrigavam a população a chegar no início da noite do dia anterior, se entregar ao relento da madrugada nos passeios da Rua Pedro Gama para – sem garantia de atendimento – estarem com um Defensor Público só no dia seguinte. Eu e Dr. Clériston comandamos 49 estagiários e antes do final do primeiro ano de existência da CAR, este segmento defensorial tinha ingressado com mais de 3 mil ações. Um recorde até hoje.
Ele, recém trazido para a Comarca de Salvador, mais jovem, demonstrou, sem quaisquer titubeios,  uma capacidade de liderança nata, competência e o poder de resolver, rapidamente, as questões inusitadas que sempre ocorrem e acorrem na área de família.
Os números apontados podem ser conferidos nos registros da Defensoria Pública e nas atas de reuniões da Administração Superior da época.
Mais tarde, encontro Dr. Clériston como secretário da ADEP-BA mostrando dinamismo e espírito combativo nas discussões dos diversos problemas que afligiam nossa Classe naquela época. Convenhamos, a boa memória e numa expressão muito própria minha, justiça seja feita, não queremos renovar a vivência deles, os problemas. Nesta ocasião, porque estive em Brasília, testemunhei o livre trânsito de Clériston com os colegas da Anadep, nos corredores do Congresso Nacional, e especialmente, a facilidade de tratar com os assessores dos Gabinetes dos Deputados e Senadores.
Como Subdefensor Público é inquestionável e indiscutível que o gabinete de Clériston sempre esteve aberto para os demais colegas, seus telefones, inclusive o particular, à nossa disposição e quando, por quaisquer motivos, não podia nos atender naquele momento, retornava-nos a ligação ou colocava sua secretária para nos atender.
Ora, isso nos dá a certeza que Clériston Cavalcante de Macedo, uma vez Defensor Público Geral não se colocará distanciado da Classe, conhece os nossos anseios, sabe que não poderá olvidar de enriquecer o corpo de funcionários da Defensoria Pública da Bahia e que a Instituição tem como viso primordial se mostrar fortalecida, competente e confiável aos nossos destinatários, os cidadãos baianos.
Finalmente, refugo as críticas, quando as ouço, contra Clériston dirigidas, com exclusividade à sua juventude, como refuguei às formuladas, no período das eleições nacionais à nossa Presidenta da República, neste caso, em decorrência ao seu gênero. Uma questão menor esta, de nenhuma relevância. A história nos mostra, com largueza de provas, que o jovem tem competência, pode e sabe liderar e comanda com a mesma maestria dos mais velhos, a exemplo de Alexandre da Macedônia, Wolfang Amadeus Mozart, Vitória, que foi Imperatriz da Gran Bretanha aos 18 anos, e Dr. Orlando Gomes, Doutor em Direito."
Raul Palmeira - Defensor Público, com designação na 1ª. Câmara Criminal do TJBA
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Você gostaria de falar algum coisa sobre Clériston Cavalcante? Envie sua mensagem, de preferência com foto, para cleristoncavalcante.defensoria@gmail.com. Caso queira comentar sobre algum depoimento ou diretriz de gestão pubicados, e só clicar na palavra COMENTÁRIOS, logo abaixo das mensagens, que a publicaremos.  
VAMOS AVANÇAR COM DEMOCRACIA E RESPONSABILIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário