terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Gianna: "Clériston está preparado e vocacionado para administrar a Defensoria"

Gianna Morais convive com o defensor publico atuante, articulador e mobilizador Clériston Cavalcante de Macedo desde 2004. Ambos exercem suas funções defensoriais na área de Família. Juntos fizeram parte da mesma dretoria da ADEP-BA. Também juntos integraram a Administação da Superior da Defensoria Pública: ele como subdefensor; ela como coordenadora executiva das Defensorias Especializadas. Gianna afirma que, depois de acompanhar o desempenho de Clériston  nesses seis anos, ele está preparado e vocacionado a administrar a Defensoria Pública. Leia a íntegra a mensagem encaminhada para  o blog.  


" A união faz a força!
Essa frase diz muito do espírito de trabalho que Clériston aplica no seu dia-a-dia.
Tive a oportunidade de conhecer Clériston desde que compúnhamos a Associação dos Defensores Públicos e pude presenciar as inúmeras horas de dedicação desse grande colega à causa da Defensoria, se dispondo como poucos, muito poucos, ao chamado da então presidente da época (2004-2006) para deslocar-se até Brasília para convencer os nossos Deputados Federais e Senadores a votarem favoravelmente nos projetos de lei relacionados com a Defensoria Pública.
Nosso contato se aprofundou um pouco mais com a convivência na atuação junto às Varas de Família e chegou ao ponto culminante quando viemos a compor a equipe da administração da Defensoria Pública entre 2007 e meados de 2009, quando deixei a Coordenação das Defensoriais Especializadas.
A partir de então deixei de ser apenas colega de Clériston e passei a ser admiradora e amiga. Alguns dizem que não fazemos amigos à frente de cargos. Porém,  a minha relação com Clériston prova o contrário.  A nossa amizade surgiu de uma admiração muito grande sobre a forma como ele, à frente da Subdefensoria Pública, se mantinha tão próximo dos colegas, tão antenado com as potencialidades e dificuldades dos mesmos e o quanto cada um acabava sendo convencido por ele a se doar de forma diferenciada à causa da Defensoria Pública.
Outro momento que eu jamais vou esquecer foi a atuação decisiva de Clériston para a aprovação do projeto de lei que implementava a remuneração dos Defensores Públicos da Bahia. Naquele momento, várias situações ocorriam paralelamente: o afastamento da Defensora Geral para concorrer à sucessão e um debate intenso e produtivo com as representações do Governo culminaram com a aprovação do nosso projeto de remuneração. Por algumas vezes nesse processo, sentamos ele, eu e Janaína, como representantes da administração da Defensoria Pública, junto às secretarias de Administração, Fazenda e Planejamento e me impressionou muito a habilidade de negociação dos interesses da Defensoria Pública, sem que parecêssemos arrogantes ou muito menos que parecêssemos uma instituição menor.
Ele manteve ali a altivez e otimismo constante, ainda que a vida tivesse, no dia da votação, lhe tirado aquela que ele considerava como mãe. No momento de decidir se iria ao enterro em sua cidade ou se ficaria na Assembleia Legislativa até que a votação fosse concluída, ele ali se manteve, comandando a Defensoria Pública naquele momento decisivo que representava não uma conquista corporativa, mas a certeza de que com bons salários poderíamos manter o quadro qualificado de Defensores Públicos.
Depois dessa experiência vivida, percebi que Clériston está preparado e vocacionado a administrar a Defensoria Pública e desejo sucesso.
Vamos juntos avançar com democracia!"

Um comentário:

  1. Olá Clériston:
    Passeei por aqui... seu blog está muito bom, e as pessoas e colegas que aqui falam sobre voce, tenho grande admiração e amizade, elas sabem disso!
    Lí tudo!
    Reitero os meus parabéns pela apresentação do projeto de Gestão e o alto nível do debate.
    Boa caminhada, é o que lhe desejo de coração.
    Sua colega:
    Walmaria.

    ResponderExcluir