segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Defensores escolhem hoje integrantes da lista tríplice

Prossegue até as 18 horas de hoje a eleição para o cargo de defensor geral da Bahia. Os 200 defensores públicos baianos votam, neste momento, na sede administrativa da Defensoria, localizada na Pituba. Cada eleitor pode votar em até três candidatos. Fica a seu critério votar em apenas um, em dois ou compor toda a lista tríplice que será analisada pelo governador Jaques Wagner.

Clériston Cavalcante de Macedo disputa o cargo com mais cinco colegas: Laura Fagury (ex-presidente da ADEP-BA), Mônica Aragão (subcorregedora), Célia Padilha (coordenadora da Escola Superior), Ricardo Carillo e Nelson Sant'Anna.

A expectativa é de que o governador nomeie o candidato que receber mais votos da Classe, como ocorreu nas duas últimas eleições. O mandato de gestão é de dois anos, sendo possível a reeleição. Todos os candidatos votaram pela manhã.

A apuração acontecerá logo após o encerramento da votação.

Clériston votou logo no início da manhã, com a proposta de avançar com democracia e responsabilidade.



Mônica Aragão, Laura Fagury, Clériston Cavalcante Macedo, Célia Padilha, Nelson Sant'Anna e Ricardo Carillo




sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mensagem aos defensores públicos

Equipe de Vitória da Conquista também discute propostas com Clériston

Defensores da Regional de Vitória da Conquista que participaram do encontro com Clériston

Como última atividade de campanha Clériston Cavalcante de Macedo se reuniu com os colegas da Defensoria Regional de Vitória da Conquista, quando se colocou à disposição para esclarecer dúvidas sobre o seu Plano de Gestão." Disponibilizei as minhas propostas desde 17 de dezembro para que todos pudessem ler com calma e fazer os questionamentos que julgassem necessários", diz Clériston, principalmente porque o espaço de tempo para exposição das propostas na sessão especial do último dia 14 foi muito curto.

Participaram do encontro os defensores Cláudio Bahia Felicíssimo, Marco Aurélio Campos, Robson Vieira Santos e as defensoras Josefina Marques de Mattos Moreira, Kaliany Gonzaga Ribeiro, Paula  Pereira de Almeida e  Angélica Coelho de Oliveira. Valdemir Novais Pina e Marta Cristina Nunes Almeida estão em férias.

Clériston lamenta que o tempo tenha sido curto, o que inviabilizou a visita que pretendia fazer a todos os colegas que atuam em comarcas do interior. " Espero que todos tenham lido as propostas e venham caminhar juntos, para que façamos a Defensoria avançar com democracia e responsabilidade", finaliza.

Regional de Itabuna dialoga com Clériston sobre propostas de Gestão

Alguns membros da Defensoria Regional de Itabuna que participaram do diálogo com Clériston Cavalcante

Esclarecimentos sobre o Plano de Gestão também foram dados à equipe da Regional de Itabuna. Clériston Cavalcante esteve na sede da Defensoria ontem, 20, quando conversou com os defensores George Santos Araújo, André Maia de Carvalho Martins, Luciano Moreira de Tassis, Veronica de Andrade Nascimento e Washigton Luiz Andrade (que não está na foto). Bartalomeu Oliveira da Silva e Walter Nunes Fonseca Jr. se encontram em férias.

Defensor do RJ fala da competência e compromisso de Clériston

Rodrigo Duque Estrada Roig, integrante da Coordenação Executiva da Força Nacional da Defensoria Pública, registra o que acha do perfil de Clériston Cavalcante. Professor, mestre em Direito Penal e Criminologia e defensor público do Estado do Rio, também foi suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária nos últimos dois anos.

"Nos encontros do CONDEGE Cleriston sempre se mostrou extremamente competente e compromissado com as causas da Defensoria Pública.

Tenho certeza de que, sendo eleito, fará o melhor para a Defensoria da Bahia".

Rodrigo Duque Estrada

Clériston detalha Plano de Gestão com equipe de Ilhéus

Parte da equipe da Regional de Ilhéus se reuniu com Clériston Cavalcante de Macedo

A equipe da Regional de Ilhéus também sabatinou Clériston Cavalcante de Macedo sobre o seu Plano de Gestão para a Defensoria Pública no biênio 2011-2013. O candidato esteve com o grupo na manhã de ontem, 20, esclarecendo as dúvidas dos presentes.

Participaram do encontro as defensoras Maria Sílvia Oliveira Silva Tavares, Elizete Reis dos Santos (coordenadora), Cristiane da Silva Barreto, Fabianne de Oliveira Souza e o defensor Tandick Resende de Moraes Junior. Paula Verena não pode participar por estar em audiência e José Ganem Neto, por estar em férias.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Clériston é considerado grande nome da DPE -BA por juíza

Antes de passar a atuar como defensor público em Salvador, Clériston Cavalcante de Macedo ficou quatro anos no interior, passando por Jabaquara, Itiruçu, Apuarema e Mata de São João. Neste último, trabalhou junto com Laura Scaldaferri Pessoa, então juíza titular.  Confira qual a impressão que a juíza, que hoje é titular da  18ª Vara de Feitos Relativos às relações de consumo, cíveis e comerciais, tem de Clériston.

"Tive a honra e o prazer de trabalhar ao lado de Cleriston Macedo quando fui Juíza Titular da Comarca de Mata de São João, nos idos de 2003.



Na oportunidade, chamou a minha atenção, além da seriedade e zelo com que desempenhava suas funções, a paixão com que atuava junto aos economicamente vulneráveis, a demonstrar que a Defensoria Pública era a carreira assumida como sua primeira e desejada opção.


Cleriston nunca foi um burocrata, mas sim um Defensor arrebatado pelo seu trabalho, comprometido com os direitos humanos e com a defesa dos oprimidos, sendo profundo conhecedor do Direito e seus múltiplos matizes.


Um grande nome da Defensoria Pública baiana!

Laura Scaldaferri "

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Defensores da comarca de Feira sabatinam Clériston


Defensores da Comarca de Feira que participaram do encontro com Clériston Cavalcante de Macedo

As diretrizes básicas que integram o seu Plano de Gestão para a Defensoria Pública da Bahia no biênio 2011-2013, encaminhada para os defensores públicos via web desde 17/12, tem sido discutidas incansavelmente por Clériston Cavalcante de Macedo com  os colegas nas sedes das regionais. As questões ligadas à carreira estão entre as mais discutidas.
Depois de esclarecer todas as dúvidas dos defensores de Santo Antonio de Jesus, Clériston se reuniu com a equipe a Regional de Feira de Santana na manhã de ontem, 18. A intenção do candidato é dar oportunidade aos colegas das unidades do interior de conhecer integralmente o seu projeto de gestão, uma vez que a maioria deles não pode estar presente à sessão especial realizada no último dia 14 para que os candidatos apresentassem as suas propostas.
Em Feira de Santana, participaram do encontro os defensores Alex Raposo dos Santos , Alexandra Soares da Silva, Alexandre Alves de Souza, Eduardo Feldhaus, Pedro Paulo Casali Bahia, Mariana Silva Araújo e Melina Prates. Estão em férias Liliane Amaral, Rodrigo Gouveia, Betânia F. Souza e Sandra Risério.

E você? Já leu todo o Plano de Gestão de Clériston? No menu acima ele está com as diretrizes subdivididas em gestão, carreira, formação e instituição.
Tem dúvidas? Encaminhe-as para cleristoncavalcante.defensoria@gmail.com que ele lhe responderá por e-mail. Caso você autorize, publicaremos a sua pergunta e a resposta aqui no blog.

Ex-ouvidor de SP diz que projeto de Clériston prima pela excelência


Willian Fernandes. ex-ouvidor da Defensoria Pública de São Paulo e ex-presidente do Colégio Nacional de Defensorias Públicas do Brasil, identifica a defensoria idealizada por Clériston Cavalcante de Macedo como "atuante, forte, transparente, aberta às demandas sociais, que incorpora inovações, que prima pela excelência na qualidade dos serviços prestados aos usuários e sociedade e por eles recebe o devido reconhecimento". Advogado com atuação no terceiro setor e coordenador do Projeto Mais e Melhor Justiça Para Todos – Por Um Reforço Institucional das Defensorias Públicas do Brasil, Fernandes é membro e sócio-fundador de diversas organizações de defesa de direitos humanos em São Paulo. Confira a sua mensagem de apoio à candidatura de Clériston.

" Com satisfação recebi a notícia da candidatura de Clériston Cavalcante ao cargo de Defensor Público Geral do Estado da Bahia. Conheci o postulante por ocasião de uma das reuniões do Colégio Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas do Brasil, que tive a honra de presidir e contar com sua presença em alguns dos encontros organizados em diversos estados.
Ao longo dos 4 anos em que estive a frente da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e do Colégio referido, testemunhei iniciativas e intervenções do Dr. Clériston que contribuiram demasiadamente para o fortalecimento das defensorias públicas, em especial aquelas relativas a autonomia financeira e administrativa.

Clériston estrategicamente soube aproveitar momentos cruciais para promover uma conscientização do considerável papel que a Defensoria Pública desenvolve na sociedade. Para tanto, articulou agentes políticos, setores da sociedade, abraçou pautas importantes e ocupou espaços no cenário nacional que se traduziram em ganhos institucionais importantes para a Defensoria Pública da Bahia.
O compromisso do Dr. Clériston na busca do constante aperfeiçoamento dos serviços prestados aos usuários sempre se evidenciou, em especial por seu empenho na implementação de mecanismos de participação e instâncias de diálogos com os diversos setores da sociedade civil, notadamente a Ouvidoria, que recolhe informações, processa dados e aponta possíveis soluções aos gestores.

A Defensoria Pública idealizada pelo Dr. Clériston é atuante, forte, transparente, aberta às demandas sociais, que incorpora inovações, que prima pela excelência na qualidade dos serviços prestados aos usuários e sociedade e por eles recebe o devido reconhecimento.
Por estas razões acredito que Clériston reune as qualidades necessárias para continuar seguindo no trabalho de aperfeiçoamento e fortalecimento da Defensoria Pública e de seus serviços. "
 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Clériston visita Regional de Sto Antonio de Jesus


Márcio Marcílio, Guiomar Fauaze, Armando Fauaze e Clériston C. Macedo

Os defensores da Defensoria Regional de Santo Antonio de Jesus receberam a visita de Clériston Cavalcante de Macedo ontem,17, segunda-feira. Participaram do encontro os defensores Armando Fauaze Novaes e Márcio Marcílio, além da coordenadora da regional, defensora Guiomar Silva Fauaze Novaes. César Ulisses Oliveira, que também atua na Regional, estava fora do município, em férias. Clériston foi sabatinado pelos defensores, esclarecendo todos os pontos do seu Plano de Ação. Nesta terça-feira o candidato visitará os colegas da Regional de Feira de Santana. 

Você ainda não conhece o Plano de Ação de Clériston Cavalcante de Macedo para a Defensoria Pública no biênio 2011-2013? No menu acima você pode ler os Eixos Conceituais e as Diretrizes Básicas divididas em Gestão, Carreira, Formação e Instituição.

Leia. Comente. Tire dúvidas. A eleição é daqui a sete dias.
Vamos avançar com democracia e responsabilidade! 

Eleição - informe-se e faça a sua escolha!

Faltam oito dias para a eleição que definirá quais dos seis candidatos farão parte da lista tríplice para escolha do(a) novo(a) defensor(a) geral da Bahia. Você já conhece o Plano de Gestão de Clériston Cavalcante de Macedo? Tem dúvidas ou sugestões? Envie um comentário no post da diretriz específica ou envie um e-mail para cleristoncavalcante.defensoria@gmail.com. No menu acima você pode ler todas as diretrizes, que estão divididas em Gestão, Carreira, Formação e Instituição.

Participe! Informe-se e faça a sua escolha!

Vote Clériston Cavalcante de Macedo para a Defensoria Pública avançar com democracia e responsabilidade!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Defensora Andrea Tourinho enaltece perfil de Clériston

Andrea Tourinho, defensora pública e professora, ex-coordenadora da  Escola Superior da Defensoria Pública, está fora de Salvador, mas acompanha a campanha para o cargo de defensor público geral, que acontecerá no próximo dia 24. Por e-mail, encaminhou mensagem ressaltando qualidades de Clériston Cavalcante de Macedo. Confira:


" Cleriston Macedo é amigo de todas as horas. Calmo, positivo e conselheiro, uma pessoa certa para tomar decisões dificeis...um visionário que sempre lutou pela classe.
Sucesso sempre!

abcs,


Andrea Tourinho "

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Rafson considera Clériston talhado para administrar a Defensoria


Sonhador e visionário pragmático. Assim o defensor público Rafson Ximenes, da área de Execuções Penais, definiu Clériston Cavalcante de Macedo, a quem conheceu enquanto o mesmo ainda era secretário da ADEP, na luta para que os concursados pudessem tomar posse na Defensoria. Em seu depoimento, Rafson Ximenes ressalta que ele sabe da complexidade dos desafios e  das responsabilidades da Defensoria, perante a sociedade civil . Veja abaixo a íntegra da mensagem encaminhada para o blog.

"Ainda na faculdade, tomei uma decisão difícil. Escolhi como objetivo profissional a carreira de Defensor Público. Buscaria o caminho mais difícil, a carreira conhecida por trabalhar muito e ganhar pouco. A ignorância sobre a profissão imperava e era comum despertar apenas admiração piedosa. O Defensor era visto, no meio jurídico, como pessoa que se sacrificava, por caridade. Queria ser um deles, mas com a esperança de que não reconhecessem a mim e aos futuros colegas como altruístas.

Aprovado no concurso, ainda lutando pela nomeação, conheci Clériston, então integrante da ADEP. Seu otimismo em relação à Defensoria era impressionante. Ele falava de um fortalecimento rápido e consistente. O entusiasmo era contagiante e praticamente todos os ouvintes eram conquistados. Depois de algum tempo, contudo, eu refletia e duvidava. Mesmo para mim, parecia exagerado. Era apenas um sonhador.

Tomei posse como Defensor Público da Bahia, quando Clériston já era Subdefensor Geral. Conheci, então, um outro aspecto da sua personalidade: o pragmatismo. Todas as suas ideias são acompanhadas da pergunta “como fazer?”, “quais as dificuldades?”. Ele sabia da complexidade dos desafios e sabia das responsabilidades da Defensoria, perante a sociedade civil. Percebi rapidamente a sua capacidade de executar os projetos. Não era só um sonhador, era um visionário.

Outra característica importante pôde ser percebida nesses dois momentos diversos: o espírito democrático. Na Adep, ou na Administração Superior, ele demonstrou enorme talento, para ouvir, inclusive críticas, e respeitar a opinião de todos que o procuravam. Obviamente, saber escutar não significa acatar, mas, ao menos refletir. Por outro lado, sempre procurou argumentos objetivos e que permitissem, em tese, refutações, para os seus pontos de vista. Evitava, deste modo, arbitrariedades e, além disto, chegava a conclusões mais sólidas, com maiores chances de acerto.

Hoje, eu e meus colegas, começamos a receber elogios não piedosos e passamos até a receber críticas consistentes, vindas de fora a instituição. Mas, tanto os elogios, quanto as críticas são sinal de que vamos conquistando reconhecimento. Não somos mais somente os “coitadinhos”. Este processo histórico vem desde a década de 80, com o suor de vários colegas, que, sim, sacrificaram-se, mas mereciam ser reconhecidos pela competência e não pela caridade.
O papel desempenhado por Clériston foi sempre de protagonista, de liderança. Sua importância para os avanços é incontestável.
A opção por Clériston não depende de amizade. É fruto da avaliação fria sobre as suas qualidades. A união do poder de sonhar e enxergar longe, da habilidade para implementar os projetos e do seu senso democrático gera uma pessoa talhada para administrar a Defensoria Pública da Bahia. Para ele isto significa um fardo cruel, pois em alguém com tantos atributos, as esperanças depositadas serão enormes. Creio, porém, que seja uma responsabilidade, que saberá carregar com toda a dignidade. “Vamos avançar com Democracia e Responsabilidade”.Boa sorte!"
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

E você? Gostaria de fazer algum depoimento sobre Clériston Cavalcante de Macedo? Então envie para o e-mail cleristoncavalcante.defensoria@gmail.com. Se quiser fazer algum comentário sobre os depoimentos já publicados ou sobre as diretrizes básicas do Plano de Gestão, basta acessar o post específico edeixar o seu comentário. Para ver todos os depoimentos, basta ir, na coluna à direita, ao tópico MARCADORES e clicar em DEPOIMENTOS. As diretrizes estão no menu acima, divididos em Gestão, Carreira, Formação e Instituição. 

VAMOS AVANÇAR COM DEMOCRACIA E RESPONSABILIDADE. 

Juíza acredita que Clériston será excelente líder para Defensoria

No início da sua carreira, ainda como advogado, Clériston Cavalcante de Macedo conviveu profissionalmente com a juíza Andrea Tourinho Cerqueira, o município de Pojuca Ao tomar conhecimento da candidatura do defensor público ao cargo de gestor da Instituição, declarou que, uma vez eleito, ele será um excelente líder para a Defensoria Pública, "pois reúne todas as qualidades necessárias para o melhor desenvolvimento deste papel, sem perder a simplicidade que lhe é inerente". Confira a mensagem de Andrea Tourinho Cerqueira, juíza da 10ª Vara de Substituições.

" Clériston é pessoa de muito talento e dedicação. Quando o conheci, ele ainda atuava como o único integrante do núcleo de assistência judiciária da Comarca de Pojuca. Era um "bicho" para trabalhar! Chamava a atenção a sua capacidade para atender a todas as pessoas carentes daquele Município. Pojuca não contava com um Defensor Público, mas Dr. Clériston já marcava presença, pois era um Defensor nato.
Tamanha a  sua desenvoltura, sugeri a pessoas da minha família que trabalham em escritório de advocacia, que o incorporassem no quadro, pois seria de muita valia a sua contribuição. E assim foi. Dr. Clériston mais uma vez demonstrou seu empenho, suas habilidades e conhecimentos jurídicos, deixando todos à sua volta encantados.
Posteriormente, fiquei muito feliz quando tomei conhecimento da sua mais que merecida aprovação no concurso da Defensoria Pública. Da mesma forma, vibrei a cada vez que soube da evolução da sua carreira, embora não tenha ficado surpresa, dado ao seu perfil de sucesso.
Entendo assim que o Dr. Clériston, uma vez eleito, será um excelente líder para sua Instituição, pois reúne todas as qualidades necessárias para o melhor desenvolvimento deste papel, sem perder a simplicidade que lhe é inerente. Torço para que alcance mais este objetivo, pois ele merece! "

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
E você? O que pensa das propostas de Clériston Cavalcante de Macedo para a Defensoria? Leia o Plano de Gestão neste blog, clicando nos menus acima. Gestão, Carreira, Formação e Instituição são os grupos das diretrizes básicas elaboradas por ele. Participe. Deixe seu comentário ou mande sua mensagem pelo e-mail: cleristoncavalcante.defensoria@gmail.com

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cleriston apresenta propostas de gestão à Classe

Clériston Cavalcante de Macedo detalhou propostas do seu Plano de Gestão em sessão especial
  
O Plano de Gestão de Clériston Cavalcante de Macedo para a Defensoria Pública no biênio 2011-2013 foi apresentado de forma detalhada à Classe ontem, 10, em sessão especial realizada no Hotel Golden Park, em Salvador. Suas propostas já tinham sido apresentadas, via e-mail e através deste blog, desde o dia 17 de dezembro, mas só agora pode ser feito presencialmente. O salão plenário lotou com defensores públicos e servidores em um encontro que durou cera de 5 horas.
 
Na sessão especial, mediada pelo defensor público Marcelo Borges de Freitas a convite da Comissão Eleitoral, as propostas foram apresentadas também pelos demais candidatos( pela ordem de apresentação):  Mônica Aragão, Nelson Sant'Anna, Célia Padilha, Ricardo Carillo e Laura Fagury. Por sorteio, Clériston foi o último a apresentar-se. Todos tiveram 30 minutos para exposição das suas metas.  

As diretrizes básicas do Plano de Gestão de Clériston, divididas em Gestão, Carreira, Formação e Instituição foram detalhadas por ele, que procurou mostrar o que se propõe a fazer e quais os mecanismos que usará para isso. Durante a apresentação da diretriz de Gestão  1.12, que aponta para o Planejamento da expansão da Defensoria pública no interior do Estado baseada no binômio fortalecimento das Defensorias Regionais e cobertura dos Territórios de Identidade implantados pelo governo estadual, Clériston demonstrou em um mapa do Estado da Bahia a localização dos Territórios de Identidade, das Defensorias Regionais e das comarcas onde a Defensorias e faz presente. Muitas delas não estão nos Territórios de Identidade adotados pelo governo.
   
Durante a sessão especial Clériston Cavalcante distribuiu entre os colegas defensores o Plano de Gestão impresso. Os defensores que não puderam comparecer ao debate podem solicitar o seu exemplar através do e-email cleristoncavalcante.defensoria@gmail.com. Dúvidas, críticas e sugestões ao Plano de Gestão também podem ser encaminhadas para esse e-mail ou através de comentários nos posts específicos.
  


Candidatos compartilham Plano de Gestão

Candidatos prosseguem em campanha até dia 24/01


Gianna: "Clériston está preparado e vocacionado para administrar a Defensoria"

Gianna Morais convive com o defensor publico atuante, articulador e mobilizador Clériston Cavalcante de Macedo desde 2004. Ambos exercem suas funções defensoriais na área de Família. Juntos fizeram parte da mesma dretoria da ADEP-BA. Também juntos integraram a Administação da Superior da Defensoria Pública: ele como subdefensor; ela como coordenadora executiva das Defensorias Especializadas. Gianna afirma que, depois de acompanhar o desempenho de Clériston  nesses seis anos, ele está preparado e vocacionado a administrar a Defensoria Pública. Leia a íntegra a mensagem encaminhada para  o blog.  


" A união faz a força!
Essa frase diz muito do espírito de trabalho que Clériston aplica no seu dia-a-dia.
Tive a oportunidade de conhecer Clériston desde que compúnhamos a Associação dos Defensores Públicos e pude presenciar as inúmeras horas de dedicação desse grande colega à causa da Defensoria, se dispondo como poucos, muito poucos, ao chamado da então presidente da época (2004-2006) para deslocar-se até Brasília para convencer os nossos Deputados Federais e Senadores a votarem favoravelmente nos projetos de lei relacionados com a Defensoria Pública.
Nosso contato se aprofundou um pouco mais com a convivência na atuação junto às Varas de Família e chegou ao ponto culminante quando viemos a compor a equipe da administração da Defensoria Pública entre 2007 e meados de 2009, quando deixei a Coordenação das Defensoriais Especializadas.
A partir de então deixei de ser apenas colega de Clériston e passei a ser admiradora e amiga. Alguns dizem que não fazemos amigos à frente de cargos. Porém,  a minha relação com Clériston prova o contrário.  A nossa amizade surgiu de uma admiração muito grande sobre a forma como ele, à frente da Subdefensoria Pública, se mantinha tão próximo dos colegas, tão antenado com as potencialidades e dificuldades dos mesmos e o quanto cada um acabava sendo convencido por ele a se doar de forma diferenciada à causa da Defensoria Pública.
Outro momento que eu jamais vou esquecer foi a atuação decisiva de Clériston para a aprovação do projeto de lei que implementava a remuneração dos Defensores Públicos da Bahia. Naquele momento, várias situações ocorriam paralelamente: o afastamento da Defensora Geral para concorrer à sucessão e um debate intenso e produtivo com as representações do Governo culminaram com a aprovação do nosso projeto de remuneração. Por algumas vezes nesse processo, sentamos ele, eu e Janaína, como representantes da administração da Defensoria Pública, junto às secretarias de Administração, Fazenda e Planejamento e me impressionou muito a habilidade de negociação dos interesses da Defensoria Pública, sem que parecêssemos arrogantes ou muito menos que parecêssemos uma instituição menor.
Ele manteve ali a altivez e otimismo constante, ainda que a vida tivesse, no dia da votação, lhe tirado aquela que ele considerava como mãe. No momento de decidir se iria ao enterro em sua cidade ou se ficaria na Assembleia Legislativa até que a votação fosse concluída, ele ali se manteve, comandando a Defensoria Pública naquele momento decisivo que representava não uma conquista corporativa, mas a certeza de que com bons salários poderíamos manter o quadro qualificado de Defensores Públicos.
Depois dessa experiência vivida, percebi que Clériston está preparado e vocacionado a administrar a Defensoria Pública e desejo sucesso.
Vamos juntos avançar com democracia!"

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Soraia Ramos diz que entusiasmo de Clériston pela Defensoria a contagiou

Ela já exerce a atividade defensorial há oito anos, mas na Bahia há apenas quatro. Soraia Ramos, apesar de baiana, só topou largar a Defensoria Pública de Sergipe - onde tinha remuneração bem melhor àquela época (2006) que a paga na Bahia - porque estimulada por Clériston Cavalcante de Macedo. Segundo a defensora Soraia, Clériston  sempre teve palavras sinceras, precisas e alvissareiras, além de demonstrar alegria pelo sucesso de um colega. Confira sua mensagem para Clériston.
Soraia Ramos eClériston Cavalcante durante entrega do Prêmio Innovare, em Brasília
" Ingressei na Defensoria Pública da Bahia em setembro de 2006, após o exercício de idêntica função na Defensoria Pública de Sergipe por quatro anos.
Por incrível que pareça essa mudança não foi fácil. Deixar a história e as amizades que construí em Sergipe, além do estágio mais evoluído do Judiciário daquele Estado, foram motivo de grandes dúvidas e se posso nomear uma pessoa  extremamente importante  nessa minha decisão, digo sem pestanejar que foi Clériston.
O seu jeito acolhedor e sempre entusiasta da Defensoria Pública da Bahia me fez tomar posse aqui, num momento em que a Defensoria do nosso Estado dava os seus primeiros passos no exercício da autonomia, não dispunha da mesma estrutura que dispõe hoje, muito menos eu enxergava aquele leque de perspectivas que Clériston apontava para o futuro. Só para exemplificar:  nos primeiros meses, percebia uma remuneração que representava menos da metade do que ganhava em Sergipe, resultado do entendimento vigorante à época de que os Defensores recém nomeados não tinham direito à percepção da GEP da forma como os colegas que exerciam funções semelhantes recebiam, situação igualmente vivida por vários colegas que tomaram posse naquela situação.
Algo ainda digno de registro foi a forma como Clériston buscou nos integrar aos demais colegas, apresentando-nos, participando dos nossos encontros, ouvindo as nossas dificuldades. Ele sempre dizia que os Defensores Públicos de então ansiavam muito pelo nosso ingresso na carreira e que a nossa presença era motivo de alegria para todos. Isso, apesar de sabermos que a Defensoria vivia o dilema quantidade de defensores x aumento de remuneração, algo que Clériston sempre nos sinalizou como não sendo situações excludentes, o que foi confirmado posteriormente:  tivemos a nomeação de mais Defensores Públicos e o reajuste da nossa remuneração.
Assim, por duas ou tantas mais vezes vivenciei a concretização das palavras de Clériston e presenciei o seu zelo com os Defensores Públicos e as Defensorias Públicas de outros Estados que se encontravam em circunstâncias menos favoráveis que a nossa.
Além disso, o que me chamou mais a atenção ainda é que Clériston manteve a mesma conduta como Subdefensor Público Geral: as palavras sinceras, precisas e sempre alvissareiras, a alegria compartilhada pelo sucesso de um colega, fosse numa liminar conseguida no STJ, fosse por uma manifestação em audiência, uma ação civil pública que repercutisse na vida das pessoas, ou uma idéia nova de atuação na capital ou no interior.
Esse senso de valorização do Defensor Público e da nossa instituição, a capacidade de agregar os colegas em torno de um ideal tão bonito como é o da nossa função defensorial me emocionam e me fazem acreditar cada vez mais na nossa Defensoria Pública.
Que Deus te abençoe nessa jornada! "

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Clériston tem feeling para identificar potencialidades, diz Firmiane

A defensora pública Firmiane Venâncio acompanha a trajetória de Clériston Cavalcante desde a aprovação do concurso público que lhes garantiu o ingresso na carreira. Ex subcoordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e ex- coordenadora executiva das Regionais da Defensoria Pública, Firmiane diz ter forte identificação ideológica com Clériston, com quem tem trilhado caminhos importantes, embora árduos. A íntegra da sua mensagem você lê a seguir. 
" Conheci Clériston no ano de 1999, num encontro com os colegas aprovados no Concurso para Defensor Público, de cuja posse não tínhamos qualquer sinalização segura. O encontro, do qual muitos colegas de turma devem se recordar, ocorreu no Habib´s da Barra, local onde  pudemos organizar estratégias para agilizar a nomeação e posse. Estávamos perdidos, sem referência ou orientação, mas intuitivamente algumas pessoas no grupo já iam dando o norte da luta, dentre elas estava Clériston, que deixava promissora carreira na advocacia para dedicar-se à defesa dos hipossuficientes na instituição onde havia estagiado.
De lá pra cá, já são 11 anos de convivência que se multiplicam quando rememoramos as experiências e lutas vividas no exercício das funções defensoriais, fruto de uma identificação ideológica enorme que acabaram por nos levar a trilhar caminhos importantes, alguns árduos, mas todos absolutamente recompensadores.
Em todos esses momentos há algo marcante na forma adotada por Clériston para gerir pessoas e projetos: um profundo conhecimento e valorização das potencialidades de seu grupo de trabalho, fruto de sua enorme generosidade.  Os prêmios recebidos pela Defensoria Pública da Bahia nos últimos sete anos muito bem representam isso: um feeling enorme na identificação e fortalecimento de importantes representações/lideranças nas áreas temáticas de atuação defensorial, assim como a valorização de suas práticas exitosas, sem qualquer  necessidade de auto-afirmação acerca da paternidade de projetos, mas voltando-se exclusivamente aos frutos institucionais do que propõe.
 A sua presença nos últimos três anos e meio à frente do cargo de Subdefensor Público Geral também traz a todos nós a lição de como administrar uma instituição que vem crescendo e se renovando a cada dia, de como colocar-se no lugar do colega sem pessoalizar os processos decisórios e de como cobrar de sua equipe os resultados necessários para o fortalecimento da nossa instituição.
É preciso muita sabedoria e maturidade para mergulhar de corpo e alma num projeto de gestão de Defensoria Pública, por ele dedicar-se durante três anos e meio e dele ter de afastar-se pela discordância ideológica estabelecida, sem nunca, jamais, expor ou criar embaraços aqueles que permaneceram.
Clériston, ao se afastar do cargo de Subdefensor Público Geral, deixou um enorme legado para a Defensoria Pública, para os Defensores e para os nossos assistidos.  Como líder que é, mais uma vez se coloca bravamente à frente de um projeto agora como timoneiro, através de uma candidatura transparente, sólida, programática, factível e, sobretudo, calcada numa construção coletiva de colaboradores que como eu, não apenas apoiam a sua candidatura, mas aderem as propostas por ele colocadas com a clara convicção de que representam o melhor projeto para a Defensoria Pública a ser coordenado por quem  demonstrou saber fazê-lo na história recente da nossa instituição.
Além disso, a forma como Clériston tem conduzido sua candidatura faz com que nós, Defensores Públicos, não nos sintamos coadjuvantes nesse processo eletivo. O seu convencimento de que a soberania da escolha que levaremos ao crivo governamental não é simples processo formal mas, acima de tudo, a  externalização do respeito à liberdade de manifestação do Defensor Público acerca dos destinos da Defensoria Pública do Estado da Bahia, fortalece sobremaneira a conquista histórica de nossa democracia institucional e só nos anima a seguir no nosso ofício de defender os excluídos.
Por fim, meu colega e amigo Clériston, tê-lo como candidato a Defensor Público Geral é motivo de muito orgulho e representa a oportunidade de escrever na história da Defensoria Pública da Bahia páginas tão belas quanto às de sua emocionante e coroada trajetória de vida."
Firmiane Venâncio
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Participe desta campanha. Dê a sua opinião. Se tem dúvidas sobre as diretrizes de gestão apresentadas, acesse o post específico e deixe sua pergunta através de COMENTÁRIOS ou envie e-mail para cleristoncavalcante.defensoria@gmail.com

VAMOS AVANÇAR COM DEMOCRACIA E RESPONSABILIDADE!

Raul Palmeira testemunha capacidade de liderança de Clériston

Defensor público com designação na 1ª Câmara Criminal do TJBA, Raul Palmeira acompanhou a trajetória de Clériston Cavalcante desde 2003, quando os dois comandaram sozinhos uma equipe de 49 estagiários na Central de Ações Rápidas. 
Em depoimento encaminhado para este blog Raul Palmeira diz que, desde mais jovem, Clériston demonstrou " uma capacidade de liderança nata, competência ...". Ele lembra que, como subdefensor geral, Clériston sempre manteve as portas do seu gabinete aberta a todos. Veja a íntegra da mensagem.

Raul Palmeira e Clériston Cavalcante atuaram juntos na CAR
" Nos idos de 2003, a Defensoria Pública implantou o serviço da CAR – Central de Ações Rápidas – com o escopo de agilizar os ajuizamentos de ações nas áreas de Direito de Família, Direito das Sucessões e Registros Públicos e eliminar as filas de atendimentos, que obrigavam a população a chegar no início da noite do dia anterior, se entregar ao relento da madrugada nos passeios da Rua Pedro Gama para – sem garantia de atendimento – estarem com um Defensor Público só no dia seguinte. Eu e Dr. Clériston comandamos 49 estagiários e antes do final do primeiro ano de existência da CAR, este segmento defensorial tinha ingressado com mais de 3 mil ações. Um recorde até hoje.
Ele, recém trazido para a Comarca de Salvador, mais jovem, demonstrou, sem quaisquer titubeios,  uma capacidade de liderança nata, competência e o poder de resolver, rapidamente, as questões inusitadas que sempre ocorrem e acorrem na área de família.
Os números apontados podem ser conferidos nos registros da Defensoria Pública e nas atas de reuniões da Administração Superior da época.
Mais tarde, encontro Dr. Clériston como secretário da ADEP-BA mostrando dinamismo e espírito combativo nas discussões dos diversos problemas que afligiam nossa Classe naquela época. Convenhamos, a boa memória e numa expressão muito própria minha, justiça seja feita, não queremos renovar a vivência deles, os problemas. Nesta ocasião, porque estive em Brasília, testemunhei o livre trânsito de Clériston com os colegas da Anadep, nos corredores do Congresso Nacional, e especialmente, a facilidade de tratar com os assessores dos Gabinetes dos Deputados e Senadores.
Como Subdefensor Público é inquestionável e indiscutível que o gabinete de Clériston sempre esteve aberto para os demais colegas, seus telefones, inclusive o particular, à nossa disposição e quando, por quaisquer motivos, não podia nos atender naquele momento, retornava-nos a ligação ou colocava sua secretária para nos atender.
Ora, isso nos dá a certeza que Clériston Cavalcante de Macedo, uma vez Defensor Público Geral não se colocará distanciado da Classe, conhece os nossos anseios, sabe que não poderá olvidar de enriquecer o corpo de funcionários da Defensoria Pública da Bahia e que a Instituição tem como viso primordial se mostrar fortalecida, competente e confiável aos nossos destinatários, os cidadãos baianos.
Finalmente, refugo as críticas, quando as ouço, contra Clériston dirigidas, com exclusividade à sua juventude, como refuguei às formuladas, no período das eleições nacionais à nossa Presidenta da República, neste caso, em decorrência ao seu gênero. Uma questão menor esta, de nenhuma relevância. A história nos mostra, com largueza de provas, que o jovem tem competência, pode e sabe liderar e comanda com a mesma maestria dos mais velhos, a exemplo de Alexandre da Macedônia, Wolfang Amadeus Mozart, Vitória, que foi Imperatriz da Gran Bretanha aos 18 anos, e Dr. Orlando Gomes, Doutor em Direito."
Raul Palmeira - Defensor Público, com designação na 1ª. Câmara Criminal do TJBA
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Você gostaria de falar algum coisa sobre Clériston Cavalcante? Envie sua mensagem, de preferência com foto, para cleristoncavalcante.defensoria@gmail.com. Caso queira comentar sobre algum depoimento ou diretriz de gestão pubicados, e só clicar na palavra COMENTÁRIOS, logo abaixo das mensagens, que a publicaremos.  
VAMOS AVANÇAR COM DEMOCRACIA E RESPONSABILIDADE!

Promotora diz que Clériston, eleito, fortalecerá ainda mais a Defensoria

Atuante na 3ª Vara de Família da Capital, a promotora de Justiça Ana Cristina Veloso de Carvalho considera que as qualidades de Clériston Cavalcante de Macedo é garantia de que, eleito, fortalecerá e engrandecerá a Defensoria Pública. Em sua mensagem, destaca a eficiência, o dinamismo, a competência e a responsabilidade de Clériston. Leia a mensagem na íntegra.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Defensora Janaína Canário confia na capacidade de Clériston como gestor

Ex-coordenadora executiva das Defensorias Regionais, cargo que ocupou na gestão 2007/2009, a defensora pública Janaína Canário Carvalho Ferreira afirma seu apoio à candidatura de Clériston Cavalcante de Macedo à Defensoria Pública Geral. Atualmente desenvolve suas atividades na 8ª Vara de Família.  Confira a íntegra do seu depoimento: